BOTOX

Toxina Botulínica, conhecida como BOTOX!
Um dos procedimentos estéticos mais requeridos é o Botox. Trata-se de um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica. A técnica é utilizada, essencialmente, para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.
A partir de que idade pode começar a usar?
Jovens (30 anos em média) com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos. Mas vale o bom senso do médico e do paciente.
Existem efeitos colaterais?
São raros. O mais comum de todos é a ptose palpebral, quando a pálpebra superior fica caída temporariamente (a reação costuma durar de quatro a seis semanas). Também podem ocorrer dor de cabeça logo após a aplicação. Gestantes ou pacientes com problemas neurológicos não devem usar a substância.
O resultado é imediato?
O efeito começa a ser observado em três ou quatro dias, mas o resultado final aparece mesmo depois de uma semana.
Quanto tempo dura?
Depende da quantidade da substância usada, da forma de aplicação e da resposta individual de cada paciente. Em média entre quatro e seis meses de durabilidade. De qualquer forma, não é recomendado mais de duas aplicações por ano.
Além das rugas! Em que casos o botox é indicado?
· Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.
· Levantar os cantos da boca.
· Arquear as sobrancelhas.
· Melhorar as rugas no colo e no pescoço.
· Arrebitar levemente a ponta do nariz.
· Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir.
· Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés.
· Tratar dores de cabeça e distúrbios da articulação da mandíbula.